Visita técnica à Usina Hidrelétrica Governador Pedro Viriato Parigot De Souza, maior central subterrânea do sul do país, situada no município de Antonina.
A usina é composta por três grandes cavernas escavadas: Sala de Válvulas, Sala de Máquinas e Sala dos Transformadores. Na Sala de Máquinas, quatro geradores de 62.500 kW de potência cada garantem ao Paraná uma produção anual de 900 milhões de kWh. Possui a potência de 260 MW.
Barragem e Reservatório
Seu reservatório está localizado na Rodovia BR-116 (trecho Curitiba – São Paulo), no município de Campina Grande do Sul, a 50 km de Curitiba.
Foi construída uma barragem de terra de 58 m de altura e 370 m de comprimento para represar as águas do rio Capivari, localizado no primeiro planalto (830 metros acima do nível do mar). Da barragem, as águas são desviadas para o rio Cachoeira, no litoral, obtendo-se um desnível de aproximadamente 740 metros, sendo as águas conduzidas por um túnel subterrâneo de 15,4 km que atravessa a Serra do Mar.
Manutenção e repotencialização
Em 1999, foram repotenciadas as quatro unidades geradoras da Usina Parigot de Souza. O processo envolveu várias mudanças nos equipamentos:
- Substituição dos polos dos geradores
- Excitatrizes estáticas
- Radiadores dos geradores
- Trocadores de calor dos transformadores
- Elevadores de 70 MVA
Instalação do sistema de supervisão de oscilação e vibração do eixo gerador-turbina e manutenções preventivas e corretivas. Com a modernização dos equipamentos houve um ganho de 2 MW por gerador, aumentando a capacidade da Usina de 252 MW para os 260 MW atuais.
Detalhes
Interessante observar a atenção do projeto para o bem estar da equipe de operação da unidade, evidenciados nas fotos 04 – Pátio e 13 – Sala de Máquinas, com a solução de iluminação indireta pelas laterais, simulando a existência de janelas na obra subterrânea.
Outros aspectos interessantes a se destacar estão:
Organização, manutenção e estado de conservação exemplares.
Devido às dimensões limitadas da galeria de acesso, possui um sistema de sinalização para evitar transtornos entre trânsito de subida e descida.
Durante o período de substituição de componentes pesados, devido ao espaço limitado de manobras no pátio de chegada, para sair, os veículos de carga tiveram que subir a galeria de acesso de ré.
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